quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Stollen




Natal chegando....

Considerada uma "Obra-prima" da panificação, Stollen é um bolo de pão, tradicionalmente feito na Alemanha, normalmente comido durante o Natal. O Dresden Stollen (originalmente Striezel) foi primeiramente mencionado em um documento oficial, em 1474.

Stollen é um fruitcake feita com fermento, água e farinha, peel citrus e geralmente secos (chamados de "Zitronat )- as frutas secas, amêndoas, e especiarias, como cardamomo e canela, e a massa tem baixo teor de açúcar.

O nome antigo era Striezel de strüzel ou stroczel, "despertar" (Velha prussiano: troskeilis), que passou a significar "pão de forma."

A forma do bolo foi originalmente concebido para representar o menino Jesus envolto em swaddling (roupas).

Bolo brigadeiro


Brigadeiro ou negrinho (como é chamado no Sul do Brasil) é o mais famoso e difundido doce de festa brasileiro, normalmente presente nas mesas de aniversário, junto com o cajuzinho e o beijinho.




Conta-se que surgiu em meados da década de 40 do século 20, quando, em 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes candidatou-se à Presidência da República pela UDN - União Democrática Nacional, concorrendo com o, também militar, Eurico Gaspar Dutra.


O brigadeiro era um homem bonito, de físico avantajado, muito charmoso e solteiro. Com o slogan "Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro" , o candidato fazia grande sucesso entre as mulheres.


E, um grupo delas, moradoras do requintado bairro do Pacaembu, na cidade de São Paulo, organizou diversas festas em prol da sua candidatura. Diz a História, que numa destas ocasiões, criaram um doce que misturava leite condensado, chocolate e manteiga, e o batizaram de "brigadeiro", em sua homenagem. Apesar do doce apoio recebido, a eleição foi ganha pelo General Eurico Gaspar Dutra. Entretanto, para deleite da posteridade, a culinária brasileira ganhou essa delícia que tem adeptos de todas as idades de Norte a Sul do Brasil e que, com imigração brasileira para os 4 cantos do mundo, tem se tornado mundialmente conhecido e apreciado.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Geléia de jabuticaba


Jabuticaba ou jaboticaba ou jabuticabeira é uma árvore brasileira nativa da Mata Atlântica, principalmente da mata pluvial e das submatas de altitude. Teve sua origem na Mata Atlântica, e é encontrada com mais frequência no estado de Minas Gerais.

Ocorre desde Mato Grosso do Sul e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, crescem no tronco e ramos, dando uma característica peculiar à árvore. Além de consumidos in natura, deles se faz licor, geléia e aguardente. É por isso muito cultivada em pomares domésticos. Floresce duas vezes por ano.



A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma. Por sua semelhança à uva, muitos produtos, como o vinho, suco, geléia, licor e vinagre podem ser feitos com a jabuticaba.

Possui uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e também vitamina C.

Cada 100 gramas de jabuticaba apresenta, aproximadamente, 45 calorias. Portanto, é uma fruta pouco calórica.

É uma fruta rica em sais minerais como, por exemplo, cálcio, fósforo e ferro.