

Forma especial para Chiffon A forma especial desenhada para esses bolos é algo bem diferente do que estamos acostumados a ver e utilizar. Porém, tem várias funções especiais, sem as quais não é possível desenvolver essas receitas. Em primeiro lugar, não podemos, em hipótese alguma, untar as formas. Elas devem estar muito limpas e isentas de qualquer traço de gordura. Existem duas razões para isso.
A primeira é porque as receitas se utilizam das paredes da forma para se estabilizarem no forno, ou seja, imagine-se tentando subir num pau-de-sebo. Nem todos nós já tentamos fazer isso, porém sabemos o quanto é difícil. Com os bolos é a mesma coisa. A massa adere à parede da forma criando uma espécie de degrau para a massa, que vem logo atrás.
O segundo motivo é o resfriamento do bolo. Se vocês observarem a foto, verão que a forma tem três pezinhos na sua borda e um suporte alto. Eles estão lá, porque o bolo é "sempre" resfriado de cabeça para baixo.
Se os bolos esfriarem na posição normal, o seu próprio peso vai fazer com que o volume final diminua consideravelmente. Desta forma, os bolos são virados ao saírem do forno e permanecem assim por pelo menos uma hora. Se a forma estivesse untada, o bolo se desprenderia e cairia.
Na verdade, o que nós queremos é que o bolo "cole" nas paredes da forma. Não queremos que fique soltinho como outros bolos. O Chiffon precisa "grudar na forma". Por isso, o fundo é solto para podermos desenformar com facilidade.
RECEITA:
2 xícaras de açúcar refinado (320g)
2 xícaras e farinha de trigo (220g)
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de raspas de laranja (6g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
1/2 xícara de óleo (100ml)
6 gemas (120g)
1/2 xícara (chá) de suco de laranja (150ml)
1 colher (chá) de essencia de baunilha ( 5 ml)
8 claras ( 320g)
1 colher (chá) de cremor tártaro
açúcar de confeiteiro para polvilhar
MODO DE FAZER
Reserve 2 colheres (sopa) do açúcar, e coloque o restante na tigela da batedeira. Adicione os ingredientes secos, com exceção do cremor tártaro. Misture bem. Junte o óleo, as gemas, o suco de laranja e a baunilha. Bata por 3 minutos. Reserve.
Bata as claras com o cremor tártaro até obter picos moles. Acrescente o açúcar reservado e bata até ficar bem firme. Incorpore as claras ao creme reservado. Coloque em forma própria para bolo chiffon, SEM UNTAR, e asse no forno preaquecido (moderado:180º).
Imediatamente após sair do forno, inverta o bolo sobre o cone. Deixe esfriar completamente. Volte o bolo para a posição normal e com o auxílio de uma espátula solte as laterais. Puxe o cone para cima e libere a parte externa da forma. Com a mesma espátula, solte a base e o bolo ao redor do cone. Inverta sobre um prato e polvilhe com Glaçúcar.