terça-feira, 25 de novembro de 2008

Bolos de Natal


Mini bolo de Natal


Carrot Cake




O bolo é um doce sempre associado às grandes celebrações. Aniversário sem ele não tem graça. Casamento idem. Saboreado em momentos de alegria, não pode faltar no Natal, que não passa de uma festa de aniversário. Comemora o nascimento de Jesus.

Desde a Antiguidade existem bolos, sejam frios ou quentes. Eram redondos, para honrar o nome. O Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda, informa que a palavra bolo vem de bola. Só nos últimos séculos começaram a variar o formato. No início, eram quase sempre levedados, como o pão, e adoçados com mel.

Podiam levar frutas secas - ameixa, figo, romã, uva, castanha, noz, amêndoa - e, não por acaso, convertiam-se em símbolos universais da vida. Depois, intercalaram camadas fofas de massa não-fermentada, à base de farinha de trigo, ovos e açúcar, tipo a do pão-de-ló. Por último, incorporaram recheios deliciosos e coberturas requintadas
.

4 comentários:

Jussara Gehrke disse...

oi Ciça,

vou te avisando que vou querer bolos para o Natal, esses pequenininhos estão uma belezinha... e aquele de cenoura com especiarias deve ficar uma delicia!...

e quero um panetone também, para a ceia da familia.

bjs
Ju

Thá Camargo disse...

Manhêêê...tô mto orgulhosa de vc!!!
O carrot cake ficou mto lindo!!!! Nossa, muito lindo mesmo!
E o bolo de iogurte ficou muuuuito bom! Nham!!! Um dos mais fofinhos que já comi dos seus! Nossa, amei!!!

eudete disse...

ossa estou maravilhada.É mesmo encantador.Admiro as pessoas criativas,parabéns.Eudete

Jussara Gehrke disse...

Ciça,

é esse bolo que quero, o carrot cake, que vc disse que é com especiarias.

e 6 bolinhos daquele bonitinho na caixinha para presente, ok?

e como a Thais disse desse de iogurte que ficou fofinho, acho que vou querer um desse também!